Grupo Assistencial Professor
Eurípedes Barsanulpho
GAPEB
Assistência a Pessoas com Deficiência Física e/ou Intelectual
Atividades Pedagógicas
O trabalho pedagógico tem como objetivo buscar a adequação dos padrões de comportamento dos assistidos, proporcionando-lhes condições para sua integração no grupo social a que pertence, através da independência na execução das atividades de vida diária, nas atividades de vida prática e na estruturação de atitudes e hábitos adequados à sua autonomia.
São utilizadas, também, algumas atividades de apoio, que estimulam a socialização dos assistidos, como: a prática dos jogos de capoeira, a dança com coreografia própria – visando estimular a memorização, e trabalhos manuais diversos.
Em paralelo, são desenvolvidas atividades com a família, visando orientá-la quanto a melhor maneira dela auxiliar uma pessoa deficiente que está em processo de aprendizado das rotinas básicas que irão lhe permitir maior independência pessoal.
Ações Desenvolvidas
-
Atividades de vida diária, como: tomar café, almoçar, escovar dentes, lavar as mãos, caminhar, preparar alimentos.
-
Atividades de vida prática, como: cuidados com o ambiente, varrer, lavar, passar, arrumar; atender ao telefone, anotar recados.
-
Atividades de coordenação motora, concentração, ritmo, expressão corporal.
-
Atividades cognitivas: alfabetização, numeração e operações numéricas simples, desenvolvimento da linguagem e interpretação de textos.
-
Atividades de auto-conhecimento, como: nome, endereço, família, comunidade, compras simples, locomoção.
-
Esportes e jogos recreativos.
1
Atividades Assistenciais
Serviço Social
Tem como objetivo atuar através de implementação de ações de planejamento, acompanhamento e execução em três vertentes principais, a saber: o GAPEB; a Família e a Comunidade; e a Rede de Proteção e Inclusão Social.
Na área de assistência social, o grupo familiar, traduz-se no foco principal das ações, numa perspectiva de promoção social e de resgate da cidadania. O apoio social às famílias é praticado de modo a permitir que essas famílias, pouco a pouco, assumam a responsabilidade de buscarem, elas próprias, o crescimento e o desenvolvimento social.
Dentro desta perspectiva, o serviço social deve se pautar por uma atuação articulada com a rede de serviços local e regional, buscando a otimização dos recursos e o estabelecimento de convênios e parcerias com entidades afins.
Ações Desenvolvidas
-
Entrevista diagnóstica para levantamento da condição sócio-econômico-cultural das famílias;
-
Entrevista preliminar para identificação de perfil;
-
Palestras sobre “Direito de Família”;
-
Levantamento de interesses e habilidades para formação de grupos operativos de pais ou responsáveis, na área de artesanato, culinária e pintura;
-
Distribuição de cestas básicas.
4
Atendimento ao Portador de Deficiência
Objetivo:
Diagnosticar e estimular o portador de deficiência de acordo com suas necessidades específicas, dando-lhe condições de desenvolver seu potencial individual, respeitando suas limitações e objetivando sua autonomia, inclusão e integração na sociedade.
O atendimento ao assistido abrange as seguintes áreas de tratamento:
-
Fonoaudiologia Individual e de Grupo
-
Psicoterapia Individual e de Grupo
-
Fisioterapia Individual
-
Massoterapia
-
Reeducação e Terapia Psicomotora
PROGRAMAS ASSISTENCIAIS
2
Atividades Terapêuticas
A prática educativa e terapêutica assistencial tem como suporte uma filosofia humanista, isto é, uma filosofia de respeito à pessoa com deficiência. Essa prática tem uma função educativa e de tratamento em relação à pessoa portadora de deficiência e as dificuldades que esta deficiência possa lhe causar. Tem por princípio o respeito à individualidade do assistido, possibilitando sua inserção no coletivo. É a possibilidade de atingir a autonomia e a independência, respeitando-se o potencial de cada um.
Ações Desenvolvidas
-
Fisioterapia
-
Fonoaudiologia
-
Massoterapia
-
Motricidade
-
Psicologia
3
Atendimento à Família
Objetivo:
Fornecer à família um suporte psicológico, promovendo o entrosamento entre os responsáveis e os assistidos, a compreensão e o entendimento das patologias apresentadas, a troca de experiências e vivências e o aumento da auto-estima.
O atendimento à família abrange as seguintes áreas de tratamento:
-
Grupo de Apoio Psicológico à Família
-
Psicoterapia Individual
-
Orientação de Pais
-
Terapia de Família