top of page

O QUE ACONTECEU NO GAPEB

VEJA O QUE ACONTECEU NO PERÍODO DE

20 de março à 20 de abril de 2017

Medservice, aplicação de fluor realizado em 26/03/17 – no Gapeb.

[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" style='width:291pt; height:218.25pt'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\fabig\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg" o:title="IMG_2547"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

Rodízio de Massa realizado no dia 09/04/17 – domingo no refeitório Gapeb.

(SEM FOTO)

Palestra Allan P. Hill realizada em 10/04/17 – segunda- feira no

auditório do Casashopping, barra da Tijuca. (Foto 2 - Allan e sua Esposa)

AGE (Assembléia Geral Extraordinária) realizada em 17/04/17 – na Sala

Multiuso do Gapeb.

(SEM FOTO)

Terapias

As atividades de Fisioterapia, Solo e Hidroterapia (Fisioterapia Aquática), iniciaram a partir do dia 01/03/17, sendo realizadas pela Fisioterapeuta contratada pelo Gapeb, Joyce Kelly através de seleção, avaliação e inscrição dos usuários que necessitam desse atendimento. As avaliações ocorreram na sala de Fisioterapia e também na piscina aquecida com a participação da Coordenação Terapêutica.

Os critérios utilizados para seleção dos usuários são os que apresentam deficiência física e os que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e, portanto, mais usuários se beneficiaram desse projeto terapêutico. Foram selecionados os usuários deficientes físicos e os deficientes com TEA.

Organização do Cronograma de atendimentos de hidroterapia dos usuários selecionados.

Participação da Assistente Social na Reunião do Programa Banco Rio de Alimentos, no SESC, com palestra sobre Políticas públicas e Controle Social e repasse de orientações sobre o referido programa.

Participação da diretora de projetos sociais na Assembleia mensal do CMAS.

Reunião com responsáveis com a diretora assistencial, com a participação do serviço social, tendo como objetivo apresentar as atividades serem desenvolvida durante o ano e a metodologia a ser desenvolvida.

Participação na capacitação do CMAS visando a renovação da certificação.

Participação do Seminário Grandes Temas do Terceiro Setor, promovido pela Audisa, tendo como temática central: Organizando sua entidade com conhecimento, competência e profissionalismo.

Realização de reunião da diretoria com funcionários para o alinhamento do planejamento anual.

Entrevistas com familiares para orientações, encaminhamentos e acompanhamento de casos. Acompanhamento a funcionária do GAPEB (recepcionista Iris) que se encontra em auxílio doença. Foi realizada visita no Hospital do Fundão e prestada a assistência necessária e dada orientação previdenciária.

Visita domiciliar a famílias de usuários.

Conquistas

Os atendimentos de fisioterapia atenderam a um número maior de assistidos do que o previsto, uma vez que, acrescentamos 2 familiares na hidroterapia, que necessitavam de atendimento e outros assistidos foram atendidos, conforme descrito no quadro acima, somando um total de 112 atendimentos.

Obtivemos um melhor resultado nas atividades da Hidroterapia a

partir da utilização dealguns suportes, como macarrão de piscina, halteres, bola

e utilização da técnica de Watsu para relaxamento.

Conseguimos acrescentar atividades de Dança e Psicomotricidade Instrumental, realizados pela voluntária Cássia Portugal, com objetivo de melhorar a coordenação motora, a qualidade de movimentos globais e equilíbrio, o que motivou bastante tanto os assistidos, quanto os voluntários, além de elevar a autoestima dos usuários em atividades prazerosas.

Foi realizado uma bateria de testes com 6 usuários, inicialmente para Avaliação Neuropsicológica, que estão sendo concluídos pela Psicóloga Diana Góes de Souza para investigar as características de funcionamento da memória, atenção, linguagem e funções executivas.


Desafios


Entrada e saída dos usuários cadeirantes, sem uma rampa de acesso ou elevador de piscina para deficientes.

Utilização da piscina para atividades de hidroterapia sem barras no interior da piscina e sem colete pélvico.

A utilização da piscina por usuários que necessitam de fralda plástica e ainda não conseguiram adquirir a mesma.

O assistido Bruno demonstra muita resistência para o atendimento na Hidroterapia. O mesmo não aceita o contato físico, morde objetos, retirando pedaços, belisca e empurra a Fisioterapeuta dentro da piscina.


Próximos passos

Aumentar o número de voluntários para as áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Pedagogia e auxiliar para a Hidroterapia.

Concluir as avaliações neuropsicológicas e criar oficinas cognitivas de acordo com os resultados e necessidades de cada assistido. Aumentar o númer dos voluntários para as Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP).

Conseguir um professor de música

Fotos

Ana Cristina Rodrigues de Souza – História do mês

Hidroterapia

Hidroterapia

Fisioterapia

Fisioterapia

História do mês

Esse mês vamos contar a história da Ana Cristina Rodrigues de Souza, de 22 anos, que apresenta Distúrbio Neuropsicomotor e Global do Desenvolvimento, com déficit intelectual grave, Epilepsia controlada e quadro sugestivo de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Aninha, como é chamada pela família, chegou ao GAPEB, encaminhada pelo Dona Meca há 1 ano e 9 meses. Realiza atividades de Fisioterapia de Solo, Hidroterapia e Terapia Psicomotora Relacional.

É uma jovem cadeirante, tetraplégica, totalmente dependente da mãe para realizar atividades diárias. Não fala, sua interação social é muito prejudicada, assim como sua capacidade cognitiva. Apresenta estereotipias (movimentos involuntários de repetição) e sonorização. Segundo a mãe, Aninha dá sinais de quando precisa trocar a fralda, colabora para essa manobra e também para o banho e alimentação.


Aninha gosta de assistir TV, ouvir música, de atividades com água e de ficar olhando para as plantas no quintal. Fica muito agitada em ambientes com muito barulho. Em casa fica solta no chão, deslocando-se através de rolamentos. Ana apresentou uma grande evolução na sustentação de tronco com as sessões de Fisioterapia e vem aos poucos, melhorando em sua interação social e comunicação não verbal. Aninha acompanha a mãe, que tem uma barraca de venda de bebidas e comestíveis na praia da Barra da Tijuca.

Demonstra prazer em estar nesse ambiente e também quando é levada até a água pela mãe.

Obrigado e até o próximo mês.

GAPEB


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nenhum tag.
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page